DINHEIROECONOMIAEDUCAÇÃO FINANCEIRA

Como juntar dinheiro para viajar com os amigos

Muitas vezes, para quem organiza pode ser um pouco estressante. Isso porque viajar com um grupo, mesmo que de amigos, envolve gerenciar expectativas, gostos diferentes, condições distintas, etc. Tudo isso pode se tornar ainda mais complicado, quando entra dinheiro pelo meio, não é?

Pensando nisso, selecionamos, para vocês, algumas dicas de como montar uma poupança conjunta com amigos para viajar! Ficou interessado? Então, confira!

5 dicas de como fazer uma poupança conjunta com amigos para viajar: veja o passo a passo

1. Planejamento: para onde ir e quando ir?

Tudo na vida, para dar certo, precisa de planejamento. E, com viagem, não seria diferente, não é mesmo? Por isso, o primeiro passo para montar uma poupança conjunta para viajar com amigos é o planejamento. E como planejar? Basicamente, o ponto inicial é definir para onde se quer ir e quando.

Isso porque, desta forma, vocês poderão fazer previsões acerca dos custos comuns da viagem, como hospedagem, por exemplo. Com isso, você poderá dar continuidade às outros etapas sobre as quais falaremos abaixo.

2. Faça um orçamento das despesas comuns

Depois de realizar o planejamento acima, você terá condições de realizar um orçamento, considerando as despesas comuns, e com base nas informações colhidas. Por exemplo: digamos que você e seus amigos queiram alugar uma casa de temporada. É possível saber, mais ou menos, o valor da casa com certa antecedência. O transporte também será comum? É possível calcular uma média dos custos com transporte também, considerando o consumo do automóvel, a distância de deslocamento e a quantidade de pessoas.

3. Estabeleça uma conta na qual o dinheiro será guardado

O próximo passo é definir quem será o tesoureiro da galera! Dica: escolha alguém responsável sempre! Ao definir quem será a pessoa, é possível definir uma conta bancária, na qual o dinheiro de cada integrante do grupo será depositado, mês a mês. Essa definição, aliás, é muito importante! Não deixe correr solto, senão embola o meio de campo, hein!

4. Divida as despesas comuns e defina valores mensais a serem depositados por cada um

Digamos que você e seu grupo de amigos compreendam que somente é preciso juntar dinheiro para arcar com as despesas comuns de transporte e hospedagem. Com base no orçamento feito, é possível definir um valor a ser depositado por cada amigo, na conta escolhida, em cada mês.

É importante, inclusive, que o cálculo seja feito para mais que para menos, pois, a depender da época da viagem, os preços podem variar muito. E é sempre melhor sobrar que faltar, não é mesmo?

5. Faça o controle mensal dos depósitos

Por fim, é a dica para conseguir montar poupança conjunta com amigos para viajar é fazer o controle. Para isso, definam uma data para os depósitos mensais e, mês a mês, confiram o cumprimento dos valores pagos.

Dica de ouro!

Juntar dinheiro sozinho já é difícil, mas juntar dinheiro com um grupo é ainda mais! Por isso, a dica de ouro é: defina um valor baixo para que as pessoas consigam, de fato, pagar.

O que achou destas dicas sobre como montar uma poupança conjunta para viajar com amigos? Deixe seu comentário!

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo