Motivos por que as pessoas ficam pobres
Há inúmeros motivos por que as pessoas ficam pobres, mas a maior parte deles está relacionada à falta de objetivo. Afinal, quem não sabe o que quer, aceita qualquer coisa, não é mesmo? Você pode observar que a maior parte das pessoas (de classe média baixa, que são o alvo deste texto) que ficam pobres têm algo em comum: nunca tiveram um objetivo na vida. Vivem, pois, no automático e na base no “deixa a vida me levar”. Essas pessoas são as mesmas que não têm dinheiro para contas básicas, mas para festas estão sempre prontas. Sabe? Pois, então. Este artigo é sobre as razões pelas quais as pessoas ficam assim. Confira!
4 motivos por que as pessoas ficam pobres
1. Falta de objetivo
A falta de objetivo é um dos principais motivos por que as pessoas ficam pobres, pois quem não tem objetivo não tem prioridade. Lembre-se sempre disso! E aprenda a estabelecer seus objetivos e propósitos de vida. Assim, ficará mais fácil aceitar certos sacrifícios, como por exemplo, deixar de sair de casa numa sexta. Mesmo que você adore fazer isso, pagará este preço com sorriso na cara, pois saberá exatamente o porquê disso.
2. Não encarar as consequências dos próprios atos
Quem não aprende está fadado a repetir os mesmos mesmo. E a gente só aprende quando encara as consequências dos nossos atos, sem terceirizar a culpa. Quem quer crescer assume, corrige e muda! Já quem vive se escondendo das consequências dos próprios atos nunca irá crescer em nenhum setor da vida.
3. Cabeça imediatista
Um dos principais motivos por que pessoas ficam pobres é o senso de imediatismo. Isso porque esse senso de urgência revela a falta de prioridade e planejamento. Você conhece alguém que, ao invés de aguardar um momento mais adequado para fazer um investimento, por exemplo, o faz por cima de “pau e pedra”? Pois, então… Essas pessoas que só pensam a curto prazo estão fadadas a viverem pagando pelos erros da urgência.
4. Necessidade de status
Sem dúvida, um dos motivos mais recorrentes por que pessoas ficam pobres. Em um mundo onde somos o que temos é até esperado que muitos de nós escolhamos viver por status. Por exemplo: comprar um carro que não pode bancar apenas para mostrar às pessoas; fazer uma viagem que não pode arcar para postar fotos em redes sociais; usar roupas de marcas caras, etc.