EMPREENDEDORISMOCURIOSIDADESECONOMIAEDUCAÇÃO FINANCEIRA

Vantagens de ser MEI

Conhecer as vantagens de ser MEI é fundamental para saber se está na hora de você ser também. No Brasil, para fugir da informalidade, muitas pessoas resolveram se tornar Microempreendedoras individuais. Mas, afinal, quais as vantagens de ser MEI? Porque tanta gente, em nosso país (cerca de 12 milhões de pessoas), resolveu ser MEI? Para entender as razões, é preciso, antes, entender o que significa MEI, não é mesmo? Vejamos!

O que significa MEI?

MEI é a sigla para Microempreendedor Individual. Trata-se de um modelo empresarial pensado para ser simplificado. Por isso, há uma série de diferenças em relação ao modelo empresarial “padrão”, como, por exemplo, teto de faturamento anual, limite de colaboradores, etc. Agora que você já sabe o que é, vejamos as vantagens de ser MEI.

5 vantagens de ser MEI

1 – Formalização

A formalização é um ato que gera, no mundo empresarial, segurança jurídica. Isso porque ser registrado enquanto MEI significa ter CNPJ e ter CNPJ passa mais segurança e tranquilidade para clientes e parceiros comerciais. Além disso, a formalização possibilita que o MEI possa gerar nota fiscal, dando ainda mais credibilidade ao serviço prestado.

2 – Tributação simples

Uma das grandes vantagens de ser MEI é a tributação simplificada. Isso porque, além de contar com valores reduzidos a título de impostos, o MEI realiza o pagamento por meio de uma única guia. Assim, desburocratiza ainda mais a organização contábil do negócio.

3 – Acesso a linhas de crédito com juros baixos

Mais uma das melhores vantagens de ser MEI é ter acesso a linhas de crédito com juros reduzidos. Como há um incentivo, por parte do Governo, aqueles que exercem suas atividades enquanto microempreendedor individual tem acesso às melhores linhas de crédito junto às instituições financeiras. Isso pode ser uma “mão na roda” tanto na hora de impulsionar o negócio quanto na hora de atenuar o impacto de imprevisibilidades negativas. 

4 – Possibilidade participar de licitação

Conforme dito acima, o Estado, de forma geral, incentiva o trabalho do Microempreendedor individual de diversas maneiras. Uma delas – além da linha de crédito com juros reduzidos – é a possibilidade participar de licitações. E não só! Possibilidade de participar de licitações com direito de preferência!

5 – Cobertura previdenciária

Por fim, uma das grandes questões atuais, quando se fala em futuro do trabalhador: aposentadoria. O autônomo, em regra, não tendo formalização, tem de tirar, do próprio bolso, valores muito altos a título de contribuição previdenciária. Nesse contexto, surge mais uma vantagem de ser MEI, pois a contribuição previdenciária para esta categoria é de, em média, 5% sobre o salário mínimo. Ou seja, o valor é tão baixo que é perfeitamente possível contribuir, evitando problemas no futuro.

E aí, o que achou das vantagens de ser MEI? Deixe seu comentário!

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo