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Networking: confira 5 erros na hora de expandir sua rede de contatos

Antes de mais nada, sabemos que competitividade é uma palavra que, definitivamente, define o atual mundo profissional, razão pela qual é imprescindível investir em um efetivo networking. Afinal, é por meio dele que a empresa consegue, de fato, expandir seus horizontes, na medida em que expande sua rede de contato em busca de melhores oportunidades.

Pensando na relevância do networking no universo do empreendedorismo, selecionamos neste artigo alguns possíveis erros que sua empresa cometeu ou está cometendo neste exato momento. Assim, se você quiser saber quais são, confira abaixo!

Antes de tudo… Você sabe o que é networking?

Esta palavra é muito falada, mas nem todo mundo sabe, de fato, o que ela significa. E conhecer seu verdadeiro significado é fundamental para evitar os erros que listaremos abaixo. Então, vamos lá.

Networking significa basicamente rede profissional de contatos. Trata-se de uma atividade cuja finalidade é a de expandir relações de trabalho, por meio de conexões construtivas.

O principal objetivo do networking é promover o profissional espontaneamente, de modo que sua carreira lhe seja precedente, dispensando, muitas vezes, apresentações.

Qual a relevância do networking para a empresa/profissional?

A relevância desta prática para a empresa ou profissional é, basicamente, indicação. Isso porque, se o objetivo do networking é expandir as conexões profissionais – com fornecedores, colegas, clientes, parceiros, etc – o seu resultado é a promoção da empresa/profissional.

Quais as vantagens desta prática?

Além da chegada espontânea de clientes, há outras vantagens de realizar um bom networking. Veja algumas, a exemplo:

– Antecipar-se às oportunidades de negócio

– Desenvolver novas competências

– Aumentar visibilidade

– Criar uma base de conhecimento

– Amadurecer carreira

5 erros que podem prejudicar seu networking

1. Limitar-se a um canal de comunicação

Se tem uma coisa que é irresistível, nos tempos atuais, essa coisa se chama tecnologia. A tecnologia alterou completamente a forma como nos relacionamos e como trabalhamos. Logo, a tecnologia alterou a forma como a comunicação se produz. Sendo assim, e-mails e ligações já não dão conta quando o assunto é gerar um networking efetivo.

Logo, é preciso expandir e modernizar os canais de comunicação, visando a estar onde as pessoas – que são potenciais clientes – estão. Para facilitar esse processo, é super recomendado investir em marketing digital.

2. Não participar ativamente do meio

Se você integra algum setor empresarial/profissional, você precisa ser visto nele; sua empresa precisa ser vista nele. É preciso estar presente nos principais eventos, que costumam reunir as maiores referências do meio. É preciso ocupar os espaços que colegas ocupam, a fim de expandir e qualificar ainda mais o diálogo corporativo, que é o que lhe interessa, enquanto empreendedor.

3. Ocupar os mesmos espaços

Outro erro muito comum quando o assunto é networking é não circular por diversos espaços. Ouvir as mesmas opiniões sempre é algo tão prejudicial para um empreendedor quanto ganhar tudo de mão beijada é prejudicial para um filho.

Isso porque ambas as práticas geram, basicamente, a mesma consequência: não há crescimento! Logo, para ter um networking efetivo é necessário estar em todos os lugares, e isso inclui mais diversidade que quantidade.

4. Não diversificar os contatos

Novas (boas) ideias surgem de ambientes em que há gente pensando de forma diversa da sua. Sempre! O mesmo ocorre quando o assunto é criar novas conexões de trabalho. É preciso estar em troca com contatos representativos de diversas linhagens do negócio que você integra, a fim de expandir e aprofundar as conexões.

5. Não ser objetivo

O mundo hoje em dia consome notícias inteiras em menos de um minuto e em menos de 5 linhas. Parece que as novas formas de consumir informações já tornaram as pessoas bem habituadas a esse novo padrão. E você sabe o que não cabe neste novo mundo? Prolixidade.

Mais do que nunca, é preciso ser objetivo. Sendo assim, invista numa linguagem sucinta, objetiva e altamente clara, a fim de potencializar a efetividade do seu networking.

E aí, sua empresa comete alguns desses erros? Deixe seu comentário!

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