Tudo sobre restituição do imposto de renda 2016
Você sabe por que algumas pessoas recebem restituição do imposto de renda? Quer saber se você tem direito? Então acompanhe esse post para você entender melhor o que significa restituição do imposto de renda.
O que é restituição do imposto de renda?
Quando o contribuinte paga imposto de renda a mais, ele tem direito a receber de volta esse valor que foi pago a mais, mas quando isso acontece?
A maioria dos trabalhadores tem o imposto de renda recolhido direto da fonte, ou seja, antes de o salário ser pago ao contribuinte, a própria empresa que paga o funcionário já retém o valor e repassa para a Receita.
Acontece que o valor é padrão e alguns contribuintes têm várias despesas dedutíveis e quando elas são declaradas, é possível perceber que o contribuinte pagou mais do que devia.
É bom esclarecer que o contrário também pode acontecer e o contribuinte ter que pagar a mais para completar o valor que deveria ter sido pago.
Como receber a restituição devida?
Até o fim do ano em que ocorreu a declaração, nesse caso 2016, será creditado na conta bancária cadastrada pelo contribuinte o valor que a Receita Federal deve devolver. Essa conta pode ser inclusive uma poupança, mas independente do tipo da conta, ela deve estar no nome do contribuinte, não é possível receber a restituição em contas bancárias de cônjuge, filhos, pais e etc.
A ordem de recebimento da restituição é a mesma ordem de entrega da declaração do imposto de renda, ou seja, quem entregou a declaração primeiro, recebe primeiro, quem deixou para entregar no final recebe por último.
Caso sua declaração tenha caído na malha fina ou tenha havido qualquer problema é possível que você só receba no ano seguinte, basta que você apresente os comprovantes das despesas solicitadas pela Receita.
gostei da informação. muito boa.
GOSTEI DO CONTEUDO DAS MENAGENS