Sistema de gestão financeira e suas vantagens
Ter um sistema de gestão financeira pode não só salvar sua empresa da falência, mas também desenvolvê-la. E sabe por quê? Porque o que o sistema promove, na realidade de uma empresa, é, sobretudo, clareza e organização financeira, que são pré-requisitos, tanto de estabilidade quanto de crescimento.
É muito comum que empreendedores, principalmente no começo de seus negócios, tendam a negligenciar a gestão financeira, reduzindo-a ao mero controle de pagamentos e cobranças. Mas a gestão financeira não é isso e não pode ser isso, se você quiser que sua empresa cresça!
Gerir as finanças de uma empresa significa, em síntese, conhecer sua realidade a fundo, o que é possível, basicamente, administrando entradas e saídas (e controlando suas respectivas fontes), a fim de construir a estabilidade financeira da empresa. Complexo, não é? Mas nem tanto.
Isso porque as empresas têm à sua disposição, hoje em dia, sistemas de gestão financeira que fazem, praticamente, tudo por elas. Ou seja, controla e calcula fluxo de caixa, capital de giro, contas a pagar e a receber, conciliação bancária, etc.
Por conta dessa facilidade, é praticamente impossível ser grande no mundo empresarial sem contar com as vantagens de ter um sistema de gestão financeira na empresa. E você sabe quais são elas? Se não, saberá agora. Confira abaixo!
4 vantagens de ter um sistema de gestão financeira na empresa
1 – um sistema de gestão financeira permite clareza acerca do que entra e sai
Você pode até tentar, mas realizar o controle de recursos e despesas da sua empresa em cadernos ou em planilhas de excel não vai dar certo por muito tempo. Isso porque a própria dinâmica da atividade empresarial se encarrega de desatualizar os números que você tenta controlar. Com um sistema de gestão financeira, os dados financeiros são facilmente atualizáveis por meio de alguns simples cliques, o que demanda menos tempo e o que torna o processo menos suscetível a erros.
2 – um sistema de gestão financeira evita a confusão patrimonial
Um dos erros mais comuns quando se abre uma empresa é misturar contas pessoais com as contas empresariais. Quem nunca fez isso, não é mesmo? Afinal, há ainda muito da noção de que as figuras do empresário e da empresa se misturam, mas isso, além de contraproducente, não passa de um mito.
Com o sistema de gestão financeira, na medida em que todos os lançamentos de recursos e despesas são controlados, fica muito mais fácil visualizar e evitar problemas como a confusão patrimonial que, apesar de comum, é prática ilegal.
3 – Reduz custos
Imagine reduzir um departamento inteiro 1 ou 2 funcionários (dependendo do tamanho da empresa)? Pois é, ao usar um sistema de gestão financeira na empresa você reduz custos operacionais e custos com recursos humanos. Afinal, a depender do tamanho da sua empresa, um ou dois funcionários podem dar conta de realizar todos os dados que você irá analisar, mês a mês.
4 – Oferece mais segurança na tomada de decisão
Por fim, esta que é uma das grandes vantagens de se ter um sistema de gestão financeira na empresa. Afinal, como saber qual a hora ideal de realizar um investimento? Como saber que é hora de reduzir gastos? Essas são decisões que todo empreendedor precisa tomar enquanto administra sua empresa.
Para que haja segurança na hora de decidir, é preciso confiar nos dados financeiros que se tem à mão, não é mesmo? E essa confiança uma planilha do excel, definitivamente, não pode lhe dar.
Está pensando em contratar um sistema de gestão financeira para sua empresa? Se sim, então, diga-nos o que achou deste artigo!