ECONOMIADINHEIROEDUCAÇÃO FINANCEIRA

Reduzir gastos do orçamento doméstico

Reduzir gastos do orçamento doméstico é uma medida que se faz urgente e, mais do nunca, necessária. Isso porque, atualmente, com a alta no preço dos alimentos, o consumo das famílias tem sido prejudicado, de modo a obrigar até mesmo à troca de um alimento por outro mais barato. Os brasileiros foram passando da carne ao frango; do frango ao ovo; e por aí vai.

Entretanto, mesmo com essas medidas, nem sempre dá para driblar o impacto da inflação na hora de fazer a feira do mês, em razão do alto valor dos produtos. Mas saiba que há estratégias que você pode usar a fim de reduzir gastos do orçamento doméstico. Veja, abaixo, quais são!

5 dicas para reduzir gastos no orçamento doméstico

1. Atenção às compras de mercado: pesquise pelos preços antes e faça uma lista de itens

Conforme dissemos acima, os gastos com as compras de mercado consomem a maior parte do orçamento doméstico. Por isso, na hora de ir fazer compras lá, é preciso nunca se esquecer de pesquisar os preços antes, bem como de fazer uma lista com os itens. Fazendo isso, você terá controle sobre o que irá gastar. Se quiser ser ainda mais organizada ou organizado, divida sua lista de itens em categorias de prioridade. Se as compras ultrapassarem o valor previsto, você deixa de lado os produtos não essenciais.

2. Não compre frutas e verduras em supermercado: frequente as feiras livres

Outra dica de ouro para quem deseja reduzir gastos do orçamento familiar: não se submeta aos preços absurdos de frutas e verduras em supermercados. Sempre há uma feira livre perto de você. Experimente comprar nas feiras do seu bairro, onde os valores são muito mais justos.

3. Tente economizar em casa com o consumo de energia e de água

Para reduzir gastos do orçamento doméstico, você pode, ainda, monitorar o consumo de energia elétrica e de água em sua casa. Evite deixar luzes acesas por mais tempo do que o necessário, bem como evite também gastar mais água do que o que você precisa, efetivamente, gastar.

4. Estabeleça um limite para os gastos com ifood

Recentemente, a fintech divulgou uma pesquisa segunda a qual os casais comprometem 12,6% do orçamento doméstico com ifood, uber e streaming. Este percentual pode ser pouco ou muito, a depender de quanto você ganhe. Seja como for, fato é que os gastos com esses serviços vêm aumentando muito, principalmente, depois do início da pandemia. A dica para conter esse valor, a fim de reduzir os gastos do orçamento doméstico é estabelecer um limite máximo para gastar com isso. Lembre-se de que este limite tem que ser real para ser exequível.

5. Anote todos os gastos em uma planilha

 Por fim, para fazer tudo isso e reduzir os gastos do orçamento doméstico, é imprescindível ter organização e controle de suas contas. E a forma mais objetiva de fazer isso é tendo uma planilha com cada valor.

E aí em sua casa, o que você faz para reduzir gastos do orçamento doméstico? Compartilhe conosco! Deixe seu comentário!

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Verifique também
Fechar
Botão Voltar ao topo