5 sinais de que está na hora de sair do emprego
Para alguns, não existe hora de sair do emprego, pois trabalhar não é uma opção, e sim uma necessidade. Mas é fato que há casos em que continuar em um determinado trabalho pode gerar diversos prejuízos para o seu crescimento, bem como para sua saúde financeira e mental. Pensando nisso, selecionamos 5 sinais de que está na hora de sair do emprego. Confira!
5 sinais de que está na hora de sair do emprego
1. Não há mais espaço para crescer
Infelizmente, muitas empresas não têm planos de carreiras que visem a incentivar o crescimento dos seus funcionários. Por isso, muitos empregados acabam se desestimulando e fazendo o mínimo do mínimo, a fim de, tão somente, cumprir tabela. A depender do seu perfil de funcionário, poderá ser, ou não, a hora de pedir demissão. Isso porque, se você for do tipo acomodado e estiver procurando apenas o mínimo mesmo, não ter espaço para crescer não te incomodará. Mas, se você for do tipo que deseja evoluir, o fato de não haver mais espaço para crescer na empresa pode ser um sinal de que está na hora de alçar novos voos.
2. Atrasam o seu salário
Um empregador que não lhe paga na data certa, simplesmente, não respeita você e nem o seu trabalho. Por isso, se estiver em dúvida sobre se está na hora de sair do emprego – e precisar de um sinal para tomar essa decisão – avalie a postura da empresa com os pagamentos. Afinal, trabalhar, por si só, não dignifica ninguém. O que dignifica as pessoas, na verdade, é o fruto do trabalho.
3. Você acumula funções sem ser recompensado por isso
Outro exemplo de quando sair do emprego é este clássico aqui. Clássico porque a maioria das empresas fazem com que seus funcionários acumulem funções, mesmo isso sendo, inclusive, ilegal pela legislação trabalhista. Ocorre que acumular funções e receber por isso não é um problema. Problema mesmo é acumular diversas funções numa empresa e ganhar a mesma coisa. É nessa hora que você, trabalhador esforçado, olha para o lado e vê seu colega fazendo nada e ganhando o mesmo que você… Não há como isso não gerar revolta em alguém que, realmente, se esforça, não é mesmo? Portanto, esteja atento a este sinal de que está na hora de sair do emprego.
4. Sua proatividade não é valorizada
Atualmente, as maiores – e mais bem sucedidas – empresas valorizam muito a proatividade dos seus colaboradores. Entretanto, há algumas que até a desestimulam. Se a sua empresa tem essa cultura de desestimular proatividade e criatividade, e você é do tipo proativo e criativo, esta empresa não é lugar para você. Isso não significa, entretanto, que você deva sair de qualquer jeito, afinal, em tempos de crise econômica, é preciso saber bem quando sair do emprego. Mas é fato que se manter em um ambiente laboral que não valoriza suas qualidades é insustentável.
5. Ir para o trabalho gera ansiedade em você
O sinal mais crítico de que está na hora de sair do emprego é este. Há muitos casos de pessoas que adquiriram transtornos psicológicos na relação com o trabalho. E uma das principais manifestações do início desses transtornos é o sentimento de ansiedade quando se pensa em sair de casa para o trabalho. Se você começar a sentir isso, saiba que pode estar na hora de sair do emprego. Caso sua empresa ofereça assistência psicológica, vale a pena pedir afastamento e tentar entender o gatilho dessa ansiedade. Caso não, procure você mesmo por um profissional da psicologia e avalie suas condições e necessidades de sair do emprego.