Dicas para ser um profissional liberal de sucesso

Procurando por dicas para ser um profissional liberal de sucesso? Então, este artigo é para você. Confira!

O que é um profissional liberal?

Profissional liberal é aquele que tem uma formação universitária ou técnica, mas não tem vínculo empregatício, atuando por conta própria no mercado. Por isso, precisam estar registrados a um conselho profissional que os fiscaliza e protege. São exemplos: advogados, médicos, dentistas, jornalistas, contadores, etc.

Vantagens de ser um profissional liberal

Apesar de ter que suportar uma maior imprevisibilidade financeira, o profissional liberal tem inúmeras vantagens. Por exemplo: como ele é patrão e empregado de si mesmo, seus horários são flexíveis, podendo trabalhar quando quiser; além disso, ele pode escolher, livremente, os seus clientes; e o melhor, o profissional liberal não tem teto mensal como os assalariados.

Desvantagens de ser um profissional liberal

Como tudo que tem bônus tem ônus, ser um profissional liberal também tem suas desvantagens. Talvez, a principal delas seja a imprevisibilidade financeira; afinal, como o profissional liberal ganha por trabalho efetivamente concretizado, suas entradas são bastante variáveis.

Além disso, é ele quem tem de dar conta de toda a estrutura do local em que trabalha. Um advogado, por exemplo, tem que custear todos os encargos de se manter um escritório, como custos de manutenção, contabilidade, bolsas de estágio, salário dos contratados, etc.

É aquela velha história do 8 ou 80. Ou você não banca nada, e tem pouco; ou você banca tudo e tem muito. É assim que funciona. Por isso mesmo, muitos profissionais liberais acabam enfrentando dificuldades que os impedem de ser bem-sucedidos. A boa notícia é que há estratégias simples que o profissional liberal pode aplicar, a fim de ter sucesso na carreira. Veja quais!

5 dicas para ser um profissional liberal de sucesso

1. Priorize sempre a sua qualificação

Ser profissional liberal exige proatividade e auto compromisso em todos os aspectos da carreira. Isso porque ninguém ficará cobrando de você algo que pagam para encontrar, não é? Por isso, qualifique-se e se aperfeiçoe sempre em sua área. Não perca tempo, porque atualização, no mercado predatório de hoje em dia, é uma das principais vantagens competitivas, sendo esta uma das principais dicas para ser um profissional liberal de sucesso.

2. Seja visionário

O profissional liberal também precisa saber prospectar. Isso significa, simplesmente, projetar cenários e agir sobre eles. Sendo uma pessoa antenada, qualificada e atualizada isso será, praticamente, automático. Portanto, procure estar sempre à frente do seu tempo e não tenha medo de inovar. 

3. Tenha estrita organização financeira

A mais importante das dicas para ser um profissional liberal de sucesso é esta aqui. Como tudo que entra e sai estará apenas sob seu controle, você precisará ter uma excelente organização financeira. Para isso, primeiramente, não se esqueça de ter controle sobre suas finanças pessoais, pois são elas que costumam atrapalhar a organização financeira do profissional liberal.

Discrime sua receita, sua despesa com todos os itens. Você pode contar com a ajuda da tecnologia para isso. Aplicativos como o Mobills e o Organizze, por exemplo, podem ser de grande utilidade! 

4. Formalize a sua empresa e usufrua das vantagens

Você sabia que, trabalhando como autônomo, você pode chegar a pagar até 27% a título de imposto de renda? Pois, é! Não tem cristão que suporte. Para evitar isso, formalize a sua empresa, constitua uma pessoa jurídica e usufrua das inúmeras vantagens contábeis, financeiras e previdenciárias que o CNPJ lhe proporciona.

5. Tenha uma reserva de emergência  

Uma das mais valiosas dicas para ser um profissional liberal é estar preparada para qualquer imprevisibilidade financeira. E só há uma forma de fazer isso: tendo uma reserva de emergência. Em regra, calcula-se que é preciso ter guardado, no mínimo, um montante capaz de sustentar suas necessidades por seis meses. Faça o seu cálculo, descubra o valor da sua reserva e invista, a fim de poder retirar quando e se precisar.

E aí, o que achou dessas dicas para ser um profissional liberal de sucesso? Deixe seu comentário!