Uma nova onda de Covid pode afetar a economia?

Claro que novas descobertas de variantes da Covid, trazem muitas incertezas com relação a economia mundial.

Veja neste artigo, a reação e expectativas do mercado financeiro com relação a uma nova possível onda de covid-19.

Além disso, saiba como se proteger financeiramente.

Reação do mercado financeiro com possível onda de Covid

Obviamente, que o mercado financeiro, ainda em recuperação, reagiu com nervosismo, a uma possível nova onda de covid, considerada por especialistas, como “a variante da preocupação”, o que lança incertezas sobre a trajetória da economia mundial.

Apesar de não saberem se essa nova variante é mais transmissível ou mais letal, os impactos nos mercados foram imediatos. Bolsas caíram ao redor do mundo, fazendo empresas perderem valor de mercado. Já os preços do petróleo tiveram a maior queda diária desde abril de 2020. O dólar também reagiu e teve forte alta, chegando perto de R$ 5,60 no Brasil.

4ª onda do Covid: Como se proteger financeiramente mediante ao aumento no número de casos no Brasil?

Sabendo que a covid é um vírus que veio para ficar será que ainda é possível se proteger financeiramente e minimizar os danos com essa nova onda da pandemia?

A resposta é SIM! Veja abaixo algumas dicas que podem te ajudar a cuidar das suas finanças em momentos tão delicados.

Acompanhe!

  1. Mantenha seus orçamentos na ponta do lápis e corte as despesas variáveis – aqueles gastos que não aparecem todos os meses no orçamento e podem ser cortados com mais facilidade –;
  2. Corte despesas e renegocie algumas dívidas essenciais;
  3. Imponha um limite de gastos mensal – isso vai te ajudar a gastar menos do que o valor estipulado –;
  4. Pense em criar uma reserva financeira – isso pode te ajudar nos momentos de crise, como a nova onda da Covid –;
  5. Utilize formas criativas de fazer renda extra – se antes você já achava necessário, saiba que agora é o momento certo, pesquise quais são as melhores formas de conseguir dinheiro extra e comece o quanto antes –;
  6. Fique atento aos auxílios do governo – isso também pode te ajudar a se manter nos períodos de crise financeira –;
  7. Não misture PF com PJ – deixar orçamentos e despesas separadas pode te ajudar a lidar melhor com a situação delicada da Covid-19 –.

Como blindar a saúde e manter-se seguro da nova onda de Covid?

Como sabemos, entre os motivos que ajudam a explicar essa nova piora, destacam-se o abandono de praticamente todas as medidas preventivas, como o uso de máscaras em locais fechados, a chegada de tempos mais frios, a cobertura vacinal insuficiente e uma possível queda na imunidade após muitos meses da aplicação das doses.

Veja agora, como manter-se protegido, para conseguir trabalhar – mesmo em Home-Office – e levar a situação de um jeito mais suave possível, confira!

  • Mantenha sua vacinação em dia;
  • Utilize máscaras em lugares fechados e tente se manter o mais afastado possível dos outros – evite contato direto com pessoas de fora –;
  • Tenha sempre álcool gel em mãos;
  • Se você trabalha em Home-Office, essa pode ser a oportunidade perfeita para aproveitar e fazer uma “quarentena” em casa. Fique alguns dias sem pisar na rua e note a diferença na sua saúde.