Pago pensão e como fica dedução do imposto de renda?

remove_red_eye 189

Essa é uma dúvida que muitas pessoas que pagam pensão têm, então no decorrer desse texto vamos tentar sanar qualquer dúvida que tenha sobre esse assunto.

Quais as importâncias pagas relacionadas à pensão alimentícia?

Somente aquelas pagas como pensão alimentícia, despesas a título de instrução e despesas médicas pagas pelo responsável, em nome do filho, em consequência de decisão judicial ou acordo homologado judicial ou por escritura pública. No ato da declaração deve ser informado o nome de todos os beneficiários da pensão e o valor pago naquele período.

Quem paga pensão pode incluir o filho como dependente?

Não, já que os valores pagos se relacionam apenas com a alimentação, e são aquelas pagas em dinheiro.

As pensões pagas sem acordo judicial são dedutíveis?

As pensões pagas sem acordo não são descontadas por ausência de previsão legal.

A pensão alimentícia que é descontada de rendimentos isentos de aposentadoria é possível ser deduzida do Imposto de Renda?

Sim, pode ser, pois é paga em cumprimento de decisão judicial ou acordo judicial, e segundo o Código de Processo Civil, pode ser descontada de rendimentos isentos e pode ser deduzida dos rendimentos tributáveis na Declaração de Ajuste Anual.

Pode ser deduzida a pensão alimentícia paga em cumprimento de sentença estrangeira?

O pagamento da pensão alimentícia paga em virtude de sentença proferida no exterior pode ser deduzida do rendimento bruto, desde que o contribuinte consiga provar sua homologação no Brasil pelo Superior Tribunal de Justiça (STJ).

Dúvidas que surgem no preenchimento da sua declaração, verdade ou mito.

Na hora e preencher sua declaração diversas dúvidas surgem, nos deixando sem saber como devemos proceder, então vamos abordar alguns mitos que nos deixam sem saber o que fazer… nos perguntando se é verdade ou não!!!

Pessoas com idade igual ou superior a 65 anos são isentos?

É um mito dizer que as pessoas com idade superior a 65 anos não precisam declarar seu imposto de renda.

Ter dependentes em sua declaração é sempre vantajoso?

É um mito quando dizem que colocar dependentes em sua declaração é super vantajoso, pois nem sempre é uma vantagem, isto acontece porque todos os rendimentos do dependente também precisam ser declarado, com isso, existe a possibilidade do valor a ser descontado seja inferior ao que será acrescentado aos rendimentos, consequentemente, se pagará mais imposto.

O valor dos bens e direitos deve ser ajustado anualmente?

O valor que se declara na parte que diz respeito a bens e direitos é o valor do ato da compra e não um valor reajustado como dizem por aí.

Gastos com material didático deduz do imposto?

Gastos com material didático não podem ser deduzidos, apenas valores referentes à matrícula e mensalidade de escolas, faculdades e cursos profissionalizantes.

E os remédios são dedutíveis na declaração de imposto de renda?

É um outro mito pois estes não são dedutíveis, mesmo em caso de despesas com remédios de doenças graves. A única exceção é quando esses gastos compõem o valor da conta hospitalar.

 

Pago pensão e como fica dedução do imposto de renda?
5 (100%) 1 vote

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *