O que é PIX?
Se você precisa realizar alguma transferência de dinheiro para alguém, sabe que existem diversas formas de fazer isso: pode ser uma TED, DOC, pagamento de boleto bancário ou até mesmo transferência entre contas do mesmo banco. Porém, um modo de transferência que vem ganhando espaço é o PIX.
O PIX, na verdade, tornou todas as opções menos atrativas, afinal, ela tem muitas vantagens que exploraremos a seguir. Então, vamos entender o que é o PIX, o pagamento instantâneo criado pelo Banco Central do Brasil;
Conceito de PIX
O PIX pode ser definido como um modo de pagamento instantâneo, em que a transferência de valor ocorre em até 10 segundos e pode ser feito em qualquer horário do dia. Hoje em dia, existe uma limitação de valor quanto ao horário noturno, em que você define no app qual o valor máximo que pode ser transferido à noite por motivos de segurança.
Porém, o PIX não se limita a transferência de valores, mas também serve para a realização de compras e pagamento de contas. No geral, as empresas adotam campanhas de promoção para quem paga com ele, já que ele será à vista.
É gratuito?
O PIX é um método gratuito de pagamento, no entanto, existem algumas exceções. Isso porque você pode receber uma cobrança tarifária a depender da atividade comercial.
Outro caso em que ele tem taxa de cobrança é sob o recebimento de qualquer valor pelo QR Code dinâmico, isto é, aquele gerado para situações em que há automação comercial. Para pessoas jurídicas, as compras e transferências são serviços pagos.
Como funciona o PIX?
Ele funciona de uma maneira muito simples: basta acessar a área PIX no app do seu banco e realizar a transferência ou pagamento que deseja! Nos aplicativos, é comum encontrar uma “área PIX”, com as opções de transferir, receber, ler QR Code e afins. E tudo isso acontece com a chave PIX.
Essa chave pode ser o seu número de telefone, CPF, CNPJ, e-mail ou uma chave aleatória. Basta criar a sua chave que a pessoa que irá te enviar o dinheiro poderá identificar a sua conta por meio dela.
É seguro ?
Desde a criação, muitos se perguntam se este é um método seguro para transferir dinheiro, e claro que sim! Isso porque o PIX é uma criação do Banco Central, e por isso tem como prioridade a segurança dos dados de todos os envolvidos.
Você conhecia ? Esse método de transferir dinheiro é o mais acessível e seguro atualmente! Conta aqui nos comentários como é a sua experiência com essa nova forma de enviar e receber dinheiro.