Motivos por que empresas quebram
São inúmeros os motivos por que empresas quebram. Afinal, gerir uma empresa é algo tão complexo que o que não faltam são gatilhos para sua falência. Sobretudo em contextos de desorganização e falta de controle. Muitos empreendedores, no afã de conquistarem a riqueza, acreditam que ela precisa trabalhar para ele, mas, na verdade, é o contrário, tá? Uma empresa precisa tão somente sustentar a si mesma no início. Depois, é claro, é que é coerente usufruir de seus investimentos. Isso é só um dos motivos por que empresas quebram. Selecionamos mais 4 razões da falência de empresas para que você, empreendedor, conheça e nunca cometa esses erros. Confira!
4 motivos por que empresas quebram
1. Falta de planejamento
Clássico motivo por que empresas quebram é a falta de planejamento. Planejar é, em síntese, atenuar a repercussão de imprevisibilidades. Portanto, planejar é preciso sempre, seja na empresa, seja na gestão da sua própria vida. Infelizmente, parte dos empreendedores assumem a postura de “deixa a vida me levar” na hora de gerir uma empresa. Mas isso não funciona. Empresa precisa de previsibilidade para funcionar bem. E previsibilidade é planejamento.
2. Confusão patrimonial
Este aqui talvez seja o principal motivo por que empresas quebram. Afinal, grande parte dos empreendedores, quando abrem um negócio, acreditam que ele seja sua própria personificação. Por isso, inclusive, é que depositam, na empresa, seus sonhos, suas necessidades e, sobretudo, suas limitações. Misturar as contas pessoais com as contas empresariais é tiro e queda para falência.
3. Não investimento em Marketing
Se tem uma coisa da qual as empresas não podem abrir mão, hoje em dia, é o tal do Marketing, sobretudo, o digital. Isso porque os consumidores se habituaram a procurar por produtos e serviços em plataformas digitais, como redes sociais, por exemplo. Por isso, uma empresa que não investe em marketing fica no passado, não avança, não cresce e, consequentemente, transforma uma eventual estabilidade em inércia.
4. Falta de gestão financeira
A falta de gestão financeira também um dos mais comuns motivos por que empresas quebram. Afinal a gestão financeira é a ferramenta que o empreendedor tem para assegurar que seu negócio vai bem. Isso porque gerir as finanças da empresa significa organização e controle, o que é importante, inclusive, para propiciar o planejamento e evitar a confusão patrimonial.