Home-Office: Como o novo estilo de trabalho impacta na economia?
Como sabemos, o home-office é um novo modelo de trabalho que veio para ficar, mas você sabia que ele pode afetar a economia de quem o adquire?
Neste artigo daremos mais detalhes sobre de que forma o Home-office impacta na economia nacional.
Confira!
O que é Home-Office? Entenda o conceito de uma vez por todas!
O Home-Office é um estilo de trabalho à distância, na qual, proporciona maior conforto e liberdade para os trabalhadores.
Porém, durante muito tempo, o home enfrentou muitos preconceitos, dos quais alinhavam o estilo a falta de produtividade, competência e comprometimento com o trabalho por parte dos colaboradores.
Mas claro que, pelo fato de muitas empresas terem sido obrigadas a aderir o novo estilo tão rapidamente, alguns impactos econômicos surgiram.
Veja abaixo , o impacto que o Home-Office causou nas finanças das empresas e dos trabalhadores!
Home-office: economias para empresas e gastos para funcionários?
Como sabemos, o estilo Home-Office, teve alta com a pandemia da Covid-19, veio para ficar, na qual, além de tudo, demonstra a facilidade e praticidade de fazer tudo em um único ambiente.
Atualmente, é nítida a diferença. Empresas passaram a economizar muito dinheiro deixando de ter um espaço físico e, as famílias começam a sentir o home-office pesando no bolso.
As contas de luz e internet foram as alturas e como forma de amenizar os impactos, as empresas têm negociado com seus colaboradores, uma “ajuda de custo”, destinada a ajudá-los com as finanças de casa.
Além disso, como uma causa negativa do Home-Office, muitas empresas tiveram que fechar as portas, pois não se adaptaram a esse novo estilo de trabalho, o que novamente, afeta a economia nacional e o dinheiro em circulação.
Mas claro, que agora, depois da difícil adaptação, os custos do trabalho remoto aparecem como um dos principais benefícios para empresas e colaboradores.
Confira no próximo tópico algumas vantagens e desvantagens do Home-Office.
Vantagens e desvantagens do Home-Office
Como dissemos anteriormente, o Home-Office apresenta muitas vantagens para quem adere ao estilo, mas também, há algumas desvantagens no processo.
Conheça um pouco mais sobre eles!
Vantagens do Home-Office:
- Aumento da produtividade;
- Flexibilidade;
- Comodidade;
- Economia para o Colaborador e a Empresa – A economia é uma das principais vantagens do home office, atualmente, na qual, apontam redução no custo de manutenção do prédio para as organizações e economia nos gastos com o deslocamento diário por parte dos colaboradores –;
- Qualidade de vida;
- Privacidade;
- Escalas mais flexíveis;
- Otimização do trabalho;
- Conforto.
Desvantagens do Home-Office:
- Distrações;
- Excesso de trabalho;
- Dificuldade de infraestrutura e suporte adequado;
- Segurança da Informação;
- Isolamento Social – principalmente para aqueles que moram sozinhos –;
- Transições difíceis;
- Controle de desempenho.
E muitos outros!
Então, se você trabalha no estilo Home-Office, conta pra gente aqui nos comentários o que você acha do modelo!
Funciona ou não? Você teve mais gastos ou não? Nós vamos adorar saber!