FIES: Fundo de Financiamento Estudantil, entenda como todos podem ter acesso à educação

Atualmente, muitas pessoas só têm acesso à educação, graças ao FIES, um programa criado pelo governo, para garantir estudos de qualidade à toda população.

Neste artigo, vamos te contar tudo o que você precisa saber sobre o programa. Dessa forma, você pode ser e estudar o que quiser.

Confira!

FIES: O que é e como funciona?

O Fundo de Financiamento Estudantil, conhecido pela sigla FIES, foi criado em 1999 pelo Governo Federal, na qual possui, como principal objetivo, financiar, total ou parcialmente, os estudos de alunos que desejam ingressar no ensino superior.

O programa do Ministério da Educação, visa facilitar o acesso de jovens de baixa renda ao ensino superior, oferecendo um financiamento estudantil para cursos de graduação em faculdades privadas.

Ou seja, o estudante inscrito no FIES, poderá realizar um empréstimo a longo prazo com a finalidade exclusiva para o pagamento das mensalidades com tarifas de juros muito reduzidas ou até mesmo zeradas, dependendo da instituição de ensino.

Tornando assim, as mensalidades mais fáceis para pagar e consequentemente, contribuindo para a inserção de mais estudantes na graduação.

Quem pode usufruir do Benefício FIES?

Inicialmente, saiba que para usufruir do FIES, o estudante precisa estar matriculado em um curso de graduação presencial e privado.

Além disso, o estudante também precisa ter realizado o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

Para participar do processo seletivo do FIES, o candidato precisa seguir alguns requisitos mínimos. Confira quais são eles:

  • Quem se encaixa nos critérios de renda;
  • Quem já realizou a prova do Enem;
  • Não possui nenhum outro benefício oferecido pelo governo;
  • Quem se matricular em instituições de ensino com avaliações positivas;
  • Quem vai fazer curso presencial;
  • Quem tiver renda familiar maior que o valor da mensalidade.

Como se inscrever no FIES?

Para se inscrever no FIES em 2022, o estudante precisará apresentar documentos e informações específicas ao programa.

Lembrando que, a inscrição é gratuita e online, sendo realizada pelo portal oficial do FIES.

Confira, abaixo, um passo a passo completo para se inscrever no FIES.

  1. Acesse o site, clique na opção “Primeiro Passo” e informe seu CPF e data de nascimento;
  2. Após o sistema verificar e validar sua participação no Enem, clique em “Prosseguir”;
  3. Preencha corretamente todas as informações solicitadas da próxima página, incluindo um e-mail válido para receber a confirmação do cadastro;
  4. Abra seu e-mail e acesse o link de confirmação de cadastro enviado pelo sistema, para seguir com a inscrição;
  5. Selecione a opção “Grupo Familiar” e preencha os dados de renda pessoal e, o ganho de todas as pessoas que moram com você;
  6. Selecione seu curso de preferência, a região e a faculdade desejada para receber o crédito. O site apontará o conceito do curso, valor da mensalidade e média salarial desejada para cobrir o FIES;
  7. Salve as informações e preencha quantos semestres já foram cursados, caso esteja estudando, ou se está iniciando a graduação agora;
  8. Acompanhe o portal para acessar a lista de candidatos pré-selecionados e lista de nomes em espera, para candidatos ao FIES.