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Diferencial competitivo

Diferencial competitivo: veja o que é e como desenvolver

Se você, empreendedor, quer que sua empresa se destaque no mercado, saiba que uma das primeiras providências gerenciais a se tomar é focar em construir um diferencial competitivo. Se você chegou até aqui, mas ainda não sabe exatamente o que é isso, leia o artigo até o fim e descubra o que fazer para desenvolver.

O que é diferencial competitivo?

O diferencial competitivo é, basicamente, uma particularidade da empresa que a torna única e, por isso, contribui diretamente para melhorar seu desempenho no mercado. Trata-se da particularidade da empresa que fideliza o cliente e que torna aquela a preferência deste.

Por exemplo: é comum encontrar, sobretudo em grandes cidades, bares e restaurantes que funcionam 24 horas. Entretanto, bares e restaurantes que funcionam 24 horas no delivery já não é muito comum.

A disponibilidade de atender o cliente na hora que ele necessita, independentemente do horário, é um diferencial competitivo. Ou seja, é algo que só você faz e mais ninguém. E é justamente essa exclusividade que fornece à sua empresa maior nível de competitividade.

Veja como desenvolver um diferencial competitivo no seu negócio

Há diversas maneiras de desenvolver uma diferenciação capaz de alavancar sua posição de mercado. Para achar a que mais se adequa ao setor em que sua empresa atua, a melhor forma é se colocando no campo lógico do seu cliente, isto é, pensar como um cliente pensaria, a fim de querer o que um cliente quereria. Qual a necessidade do cliente que você pode suprir com o seu serviço ou produto de forma que nenhuma outra empresa faz?

Pensando dessa forma, ou seja, buscando descobrir um problema para oferecer uma solução, será muito mais fácil identificar em que ponto específico a sua empresa pode ser a mais competitiva.

3 pontos nos quais sempre há margem de diferenciação competitiva

Por mais que cada setor do mercado tenha sempre suas próprias e específicas características operacionais, há pontos em que toda e qualquer empresa pode investir, a fim de se tornar a principal referência. Confira, abaixo, o que a sua empresa sempre pode transformar em pontos fortes.

1. Atendimento inicial ao cliente

O atendimento inicial ao cliente é sempre uma oportunidade de diferenciação. Isso porque, de fato, a primeira impressão marca. Por isso, é sempre muito importante investir na qualidade da sua equipe em termos técnicos, mas também interpessoais. Afinal, a habilidade de lidar com outro é base para qualquer bom atendimento.

2. Suporte ao cliente

Outro ponto no qual a sua empresa pode investir a fim de torná-lo um ponto forte é o suporte. Isso porque, no Brasil, a qualidade do suporte, em geral, deixa muito a desejar, pois as empresas se preocupam mais com a venda do produto/prestação do serviço, em si, do que com seu pós.

Por isso, quem investe em qualificar o suporte da empresa ao cliente, tornando-o acessível, disponível, rápido, desembaraçado e efetivo, tem grandes chances de se diferenciar no mercado, seja qual for o setor em que atue.

3. Qualidade do produto ou serviço

Apesar de ser óbvio, nem todas as empresas priorizam, como se deveria priorizar, a qualidade do produto que vendem e do serviço que prestam. Essa lógico de entregar por entregar é o que está por trás da insatisfação de inúmeros clientes que pagam por qualidade.

Veja o caso da Apple, por exemplo. A qualidade do seu produto é tão boa que as pessoas compram sem sequer reclamar do preço, ainda que um Iphone seja o dobro ou triplo do preço em comparação com aparelhos de outras marcas. O diferencial competitivo da Apple é tão absurdo que a empresa nunca deu uma promoção, a fim de resguardar sua exclusividade.

 A sua empresa possui um diferencial competitivo? Se sim, então, conte-nos como ele foi desenvolvido!

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