SCORE de crédito: Entenda qual a importância da pontuação

Você já ouviu falar sobre SCORE de crédito? Sabia que essa pontuação é fundamental para solicitar outros cartões de crédito e também para fazer empréstimos e financiamentos?

Pois bem, neste artigo, vamos te explicar tudo o que você precisa saber sobre o SCORE do cartão de crédito.

Confira essas dicas!

O que é SCORE?

Você provavelmente já deve ter ouvido este termo em alguma visita ao banco, não é mesmo? Então, para esclarecer, o SCORE é a pontuação de cada consumidor, na qual considera o histórico de pagamento do solicitante do crédito.

Essa pontuação varia de 0 a 1000 e indica a probabilidade de haver atrasos ou não no pagamento de uma conta – seja das mais comuns até as de longo prazo como um financiamento –.

Além disso, é levado em consideração, se há ou não alguma restrição técnica do CPF, como: estar negativado no Serasa ou ainda, deixar de pagar algumas contas por um tempo.

Então saiba que quanto mais perto de mil a pontuação estiver, melhor será o seu perfil financeiro e, consequentemente, maiores serão as chances para ter o pedido de crédito ou financiamento aprovado.

Desta forma, caso contrário, se a pontuação no SCORE estiver baixa, menores são as chances de você conseguir uma aprovação de crédito.

Como ocorre a divisão dos pontos de SCORE?

Como dissemos acima, o SCORE de crédito é calculado a partir do histórico de bom pagador dos consumidores.

Por tanto, atente-se a negativações e restrições com o CPF para não ficar com o nome sujo no Serasa.

Este é o órgão responsável por verificar os dados e calcular a pontuação do SCORE de cada pagador no Brasil, a divisão dos pontos é dividida em três faixas:

Acompanhe!

  • 0 a 300 pontos: alto risco de inadimplência (SCORE ruim);
  • 301 a 700 pontos: chance média de ser inadimplente (SCORE médio);
  • 701 a 1000 pontos: baixo risco de inadimplência (SCORE bom).

Fatores que aumentam e diminuem a pontuação

Saiba, primeiramente, que a pontuação do SCORE não oscila sem motivos. Então vamos resolver logo esse problema com as pontuações?

Lembre-se de que nossa vida financeira não é fixa e o SCORE também não, por isso, que a pontuação do SCORE diminui ou aumenta.

Ou seja, o SCORE é dinâmico e está sempre em movimento, assim como nossas finanças. O que contribui para que o mesmo seja tão utilizado no mercado.

Afinal de contas, ele nos mostra claramente o seu perfil de bom pagador para as instituições financeiras, que vão decidir se aprovam ou não o crédito para você.

Mas claro que, ter dívidas pendentes e/ou estar negativado pode ser um problema para quem deseja possuir algum crédito.

Mas, para mudar este cenário, indica-se sempre tentar manter o controle das suas finanças, e todo aquele beabá de não gastar mais do que recebe, assim evitamos dores de cabeça no futuro, ok?

Dicas para aumentar a pontuação do SCORE

Assim como tudo na vida, o SCORE também tem solução!

Ainda é possível aumentar a pontuação e para te ajudar neste processo, listamos abaixo, algumas ações recomendadas pelo próprio Serasa que vão fazer sua pontuação no SCORE aumentar.

Confira!

  • Primeiro de tudo: Limpe seu nome! Se tiver dívidas atrasadas, negocie todas elas e quite-as com antecedência;
  • Mantenha seus dados pessoais sempre atualizados no Serasa – principalmente seu histórico financeiro e de bom pagador –;
  • Pague suas contas em dia, dentro das datas de vencimento – utilizar débito automático, pode ajudar –.

Saiba que não há a possibilidade de pagar para aumentar o SCORE!

Se receber qualquer tipo de oferta neste sentido, provavelmente é um golpe, tenha cuidado e não caia nessa!