O que acontece com as dívidas após 5 anos?

Entenda tudo sobre o assunto

Você provavelmente já deve ter ouvido falar que as dívidas caducam após 5 anos. Mas o que isso significa? Pois bem, entenda tudo sobre neste artigo!

Após os 5 anos, a dívida “caduca”, o que significa que você fica livre do pagamento e consequentemente, terá seu nome limpo e retirado dos órgãos de proteção ao crédito.

Para mais informações sobre o tema, continue com a leitura!

O que acontece com a dívida depois de 5 anos?

Se uma dívida não for paga dentro de 5 anos, ela caduca, ou seja, ela “vence” por estar “velha” e dessa forma, você terá seu nome limpo novamente, não sendo mais possível consultá-lo em sites específicos dos órgãos de proteção de crédito.

Porém, uma dívida caducada não significa uma dívida inexistente. Afinal de contas, ela continua representando uma relação entre credor e devedor que não foi cumprida, não é mesmo?

Sendo assim, uma dívida com mais de 5 anos, continua existindo e ainda pode ser cobrada, mas de maneira informal pela empresa credora, que pode acontecer por meio de cartas, ligações, e-mails e outras formas de comunicação.

O que mais acontece depois de 5 anos, além do nome limpo?

Como dissemos acima, passados 5 anos, a dívida caduca e seu nome limpo, finalmente é conquistado nos órgãos de proteção de dados, como no SERASA, por exemplo.

Além disso, as outras empresas que forem consultar suas informações não vão saber da dívida existente, já que a mesma caducou.

Dessa forma, apenas a própria instituição em que você possui o débito pendente saberá da existência da dívida.

Outro ponto importante para mencionar, é que uma dívida com mais de 5 anos não poderá mais influenciar no seu score, o que significa que o devedor não poderá mais ser negativado por ela e a mesma não será mais um fator negativo para que ele consiga obter crédito, o que contribui para conseguir financiamentos e empréstimos, por exemplo.

Como e onde entrar confirmar o nome limpo e informações sobre a dívida?

Para confirmar que realmente não há mais pendências, existem meios confiáveis e exclusivos de consultas de CPF para averiguar o tão esperado nome limpo.

Para começar as pesquisas, que tal você acessar o site do SERASA, que atualmente, é a maior empresa particular de proteção de crédito do Brasil?

Abaixo, vamos dar um passo a passo de como fazer as consultas e confirmar o nome limpo, confira!

Como pesquisar se tem nome limpo no Serasa:

  1. Acesse o site oficial do Serasa;
  2. Clique em “Consultar Dívidas”;
  3. Faça cadastro com seus dados pessoais e crie uma senha;
  4. Por fim, depois que estiver tudo ok, clique na opção “Pendências” e certifique-se de que possui o nome limpo.

O sistema do Serasa é bem completo, na qual, mostra dados da empresa que cadastrou a dívida, o valor a ser pago, as datas de vencimento e, caso tenha se passo os 5 anos, não terá informações disponíveis sobre quitações de dívidas ou ainda, sobre o CPF negativado.