MEC: Conheça o sistema de ensino brasileiro

O MEC, ou Ministério da Educação, é o responsável por administrar de forma política a Educação Nacional.

Conheça neste artigo, tudo o que você precisa saber sobre o MEC. Acompanhe!

Quem é o MEC e o que ele faz?

O Ministério da Educação foi criado em 1930, e desde então, busca promover um ensino de qualidade para todo o país.

O MEC (Ministério da Educação) é o responsável por todos os assuntos relacionados à educação e cultura no Brasil. A principal função deste órgão federal é melhorar a educação no território nacional.

O MEC, cuida de todo o sistema educacional brasileiro, desde a educação infantil até a profissional e tecnológica. Além disso, é responsável pela elaboração da Política Nacional de Educação (PNE).

Além disso, o MEC faz a avaliação, a informação e as pesquisas educacionais, a pesquisa e a extensão universitária, o magistério e a assistência financeira a famílias carentes para a escolarização de seus filhos ou dependentes – que podem ser a inserção de adolescentes em programas educacionais, como FIES, Sisu, Prouni e muitos outros –!

Por que o MEC reconhece os cursos?

O MEC é responsável por reconhecer, autorizar, credenciar e avaliar todas as instituições de ensino do país.

Então, todas as faculdades sejam elas públicas ou privadas, presenciais ou a distância recebem a fiscalização e reconhecimento do órgão. Além disso, o Ministério também fiscaliza e dá notas aos cursos das faculdades.

O reconhecimento do curso superior é a garantia de que os estudantes têm de que a graduação terá valor em todo o país e será aceito em todo mercado de trabalho nacional. Por isso, é essencial conferir como o curso desejado é classificado pelo Ministério antes de iniciar os estudos.

Lembrando que o diploma de qualquer curso a distância tem a mesma validade do diploma de um curso presencial. Ou seja, se a faculdade tem autorização e é reconhecida pelo MEC para oferecer aquele curso, ele vale em todo o Brasil.

Como consultar a nota do curso e da instituição no MEC

Para saber se o curso que você quer iniciar é reconhecido ou não pelo MEC, é necessário fazer uma busca no site e-MEC. Lá você encontra todas as informações oficiais da faculdade e os cursos que ela oferece (os reconhecidos pelo ministério).

As notas que o MEC atribui a todos os cursos presenciais e a distância podem ser consultados de forma gratuita por qualquer pessoa. Para isso, é necessário acessar o portal, clicar em “consulta avançada” e buscar o curso ou a instituição desejada. Selecione também a modalidade, clique em “pesquisar” e consulte a lista com os resultados.