INSS: Entenda tudo o que é necessário sobre o benefício dos trabalhadores

Você provavelmente já deve ter ouvido falar do INSS, não é mesmo? E neste artigo, vamos te explicar tudo o que você precisa saber sobre o benefício do governo e muitos outros detalhes importantes.

Confira todas as dicas e informações e não deixe passar nenhum detalhe!

O que é INSS? As quatro letras mais famosas no Brasil

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), foi criado em 1990 e desde então, o órgão público é o responsável pelo pagamento da aposentadoria e outros benefícios aos trabalhadores e outros contribuintes – como microempreendedores individuais, por exemplo.

Como funciona o INSS?

De forma resumida, o INSS atua como previdência social no Brasil, no qual, seu é garantir a renda do contribuinte e de sua família em alguns casos, como doença, acidente, gravidez, prisão, morte e velhice – a famosa aposentadoria –.

Para ter essa proteção garantida, entretanto, é necessário estar inscrito no RGPS e contribuir com um valor mensal ao INSS.

Que, para trabalhadores registrados, um valor é descontado do salário para ser passado ao INSS e dos microempreendedores individuais, esse valor é pago pelo Simples Nacional.

Portanto, a função do INSS, é executar os benefícios previdenciários, incluindo controlar e realizar o pagamento de aposentadorias e de outros benefícios, como auxílio-doença e pensão por morte.

Quais são os benefícios previstos na previdência social?

Para que você esteja atualizado sobre quais benefícios pode receber pelo INSS, listamos abaixo, alguns benefícios considerados como beneficiários. Confira!

  • Aposentadoria por idade;
  • Aposentadoria por invalidez;
  • Aposentadoria por tempo de contribuição;
  • Aposentadoria especial;
  • Auxílio-doença;
  • Auxílio-acidente;
  • Auxílio-reclusão;
  • Pensão por morte;
  • Pensão especial (Síndrome da Talidomida);
  • Salário-maternidade;
  • Salário-família.

Quem tem direito de receber o benefício do INSS e como recebê-lo?

Todos os segurados da Previdência Social, acima de 16 anos de idade, ou seus tutores e/ou representantes legais.

Para receber o benefício, basta comparecer aos canais de atendimento da CAIXA portando documento oficial de identificação com foto e o cartão magnético da Previdência Social e digitar a sua senha.

O cartão é pessoal e intransferível, cabendo ao titular zelar por sua guarda e bom uso para evitar fraudes.

Quem tem direito de contribuir com o INSS?

Conforme mencionamos anteriormente, quem trabalha com carteira assinada é automaticamente filiado à previdência – já que, ao se tornar CLT, parte de seu salário vai direto para o INSS.

E claro, que os microempreendedores individuais (MEIs) também podem ter acesso a previdência, pagando os boletos mensais do Simples Nacional – conhecido também como DAS MEI –, uma forma de contribuição para o INSS.

Por que tenho que pagar INSS?

Se você ainda tem dúvidas sobre o porquê contribuir para o INSS, saiba que é garantir o recebimento de um benefício mensal durante a aposentadoria.

Outra vantagem é que o trabalhador que contribui para a Previdência tem direito de receber auxílio-doença em caso de afastamento do serviço por motivo de saúde.

Então, contribuir para o INSS pode trazer benefícios futuros, na qual não podemos desperdiçar a chance, não é mesmo?