Empréstimo, quando vale a pena?

O empréstimo pode trazer um alívio financeiro para você no momento. Mas será que ele vale a pena a qualquer momento? Os motivos são os mais diversos possíveis para pedir um empréstimo. Seja um gasto de emergência, custos médicos ou a reforma da sua casa. Porém, nem sempre o empréstimo é a melhor opção.

Principais tipos de empréstimo

Antes de decidir se o empréstimo vale a pena ou não, você precisa conhecer os seus principais tipos. Dentre eles, trouxemos os mais conhecidos abaixo.

Empréstimo consignado

O empréstimo consignado é muito comum no dia a dia. Isso porque, nesse tipo, as parcelas do empréstimo serão descontadas direto da sua folha de pagamento. Esse desconto também pode acontecer com a aposentadoria do contratante.

Empréstimo pessoal

Já o empréstimo pessoal tem crescido bastante, em virtude das contas bancárias digitais que trazem essa opção, como PicPay, NuBank, Iti, C6 e outros. Esse contrato pode ser realizado de forma direta com a instituição financeira. É preciso analisar essa oferta com cautela, pois pode parecer muito benéfica, mas os juros nem tanto.

Empréstimo com garantia

É possível ainda pedir um empréstimo pessoal, mas com garantia. Aqui, algum bem seu será usado como forma de garantir o valor que você pegou emprestado.

Cheque especial

O cheque especial, ao contrário do que muitos pensam, é sim um empréstimo. Afinal, para o cheque especial, você tem um limite pré-aprovado. Assim, para usar o valor, basta usar o cartão, pois o limite do cheque especial será usado quando você gastar um valor acima do saldo atual na conta.

Financiamento

O financiamento também é um tipo de empréstimo, em que o valor é definido entre a instituição e o cliente para um fim específico. Isto é, o financiamento já traz o seu objetivo desde o início, seja para pagar as parcelas da faculdade, comprar um carro ou um imóvel.

Empréstimo com portabilidade de salário

Por fim, temos o empréstimo com portabilidade de salário, que traz juros menores, e pode ser uma opção interessante para você que está precisando de dinheiro urgente.

Qual o melhor momento para pegar um empréstimo?

O melhor momento para pegar um empréstimo é quando você, de fato, precisa de um dinheiro extra para pagar uma dívida ou adquirir um bem. Na maioria dos casos, o empréstimo é solicitado com o intuito de quitar uma dívida muito alta.

Porém, em toda dívida é necessário pegar um empréstimo? Nem sempre. Se você está com uma dívida muito alto, confira os juros de parcelamento e os juros do empréstimo. A que for menor é a melhor opção.

Antes de pedir um empréstimo, verifique os juros e o Custo Efetivo Total. No CET, você encontra não apenas os juros, mas o seguro, IOF, registro, tributos e demais despesas.

Se o seu intuito é pegar o empréstimo para comprar algo, considere isso como um investimento. Esse investimento pode ser na sua educação, no seu conforto e qualidade de vida. Para isso, não se esqueça de ter um planejamento financeiro antes de solicitar o empréstimo.

Quando não vale a pena pedir um empréstimo?

Em alguns casos, vemos que as pessoas pedem empréstimo para futilidade, como comprar roupas, eletrônicos, móveis ou fazer uma viagem a lazer. Nessa situação, os juros serão muito mais altos do que a compra em si.

Por isso, antes de pedir um empréstimo, considere ter um cartão de crédito. Assim, você pode parcelar as suas compras, adquirir o que você deseja e não sofrer com os juros altos.