Empréstimo Consignado: Entenda como funciona

O Empréstimo Consignado é muito conhecido entre os aposentados, pensionistas e funcionários públicos.

Mas você sabe o que ele é? Como ele funciona? E como ele interfere de forma positiva ou negativa na vida das pessoas?

Pois bem, neste artigo, vamos te contar tudo o que você precisa saber sobre o assunto, por isso, se você necessita desse tipo de serviço, leia o artigo até o fim!

Empréstimo Consignado: O que é?

O Empréstimo Consignado é o tipo de crédito no qual, quando emprestado, as parcelas são diretamente descontadas do contracheque, holerite, ou do INSS.

Devido a isso, há uma confiança maior em receber o dinheiro dos pensionistas, aposentados e funcionários públicos por parte das financeiras.

Como funciona o Empréstimo Consignado?

Conforme mencionado antes, as parcelas do Empréstimo Consignado, são descontadas diretamente do salário ou da aposentadoria.

O que significa, que na prática, uma parte da renda fica comprometida antes mesmo de o dinheiro chegar na conta do consumidor.

Por isso, há a garantia de recebimento do valor por parte das financeiras. Porém, se não for bem pensado, isso pode dificultar o seu planejamento financeiro e aumentar os gastos com o pagamento de juros, podendo até mesmo levar ao superendividamento.

Quando vale a pena fazer um Empréstimo Consignado?

Fazer solicitação de crédito pode ser um aliado ou um inimigo para qualquer orçamento, não é mesmo? Por isso, aqui neste subtítulo, vamos te explicar quando vale a pena fazer um Empréstimo Consignado ou não, afinal de contas, esse tipo de crédito pode fazer você se enrolar ainda mais.

Antes de tudo, saiba que o Empréstimo Consignado é uma das linhas de crédito mais baratas do mercado, por isso, é uma mão na roda em várias situações.

Quem trabalha com carteira assinada, é aposentado, pensionista do INSS ou funcionário público pode acessar o empréstimo com facilidade.

Mas para isso, é preciso cautela na hora de contratar, afinal, você precisa estar atento ao seu funcionamento e às situações em que ele pode ser seu aliado ou inimigo.

Para que você tenha certeza de que um Empréstimo Consignado é a melhor solução para você, separamos abaixo, algumas vantagens e desvantagens desse tipo de crédito, confira!

Vantagens do Crédito Consignado:

  • Taxas de juros menores;
  • Facilidade de Contratar;
  • Prazos mais longos – até 120 meses –.

Desvantagens do Crédito Consignado:

  • Risco de perder o emprego – caso fique desempregado, terá de quitar o empréstimo de uma vez só. A alternativa é trocar o consignado por outro empréstimo, que custa mais caro –;
  • Dívida de longo prazo – o que pode ser bom, também pode ser muito ruim, já que imprevistos acontecem –;
  • Sem chance de adiar.

Então, conseguiu analisar se o Empréstimo Consignado é a melhor alternativa para você? Pense com carinho e não prejudique suas finanças!