Conheça o SISU

Um sistema criado pelo governo que garante educação de qualidade

Neste artigo, vamos te ajudar a entender melhor o Sisu, um sistema que usa a nota do Enem como critério de seleção para universidades federais.

Confira!

O que é o Sisu?

Vocês lembram do Prouni e do FIES, que já mencionamos aqui no blog? Pois bem, o Sisu (Sistema de Seleção Unificada) funciona de forma parecida:

Ele é um programa criado pelo governo federal, em 2010, no qual, seleciona estudantes para instituições federais e estaduais de Ensino Superior.

A seleção acontece duas vezes ao ano: no primeiro e no segundo semestre.

Agora vamos entender como funciona a inscrição do Programa? Mais detalhes, abaixo.

Como funciona a inscrição para o Programa?

Para se inscrever no Sisu, é necessário, primeiramente, ter realizado o Enem do ano anterior e não ter zerado a redação, afinal de contas, é a partir da nota do Enem que o candidato poderá concorrer a uma vaga em alguma universidade federal e/ou estadual.

A inscrição deve ser realizada diretamente pelo site do Sisu, utilizando o CPF e mesma senha de inscrição no Enem.

Depois de ter iniciado a inscrição, o candidato deve escolher, por ordem de preferência, até duas opções de vagas disponíveis, ofertadas pelas instituições participantes do programa.

É possível alterar essas opções ao longo do período de inscrições. Mas, fica valendo a última escolha feita antes do encerramento das inscrições.

Ao final do prazo de inscrição, o Sisu selecionará os candidatos melhor classificados em cada curso, por modalidade de concorrência, de acordo com suas notas no Enem, por isso, dedique-se, pois, quanto maior for sua nota, mais chances de ser selecionado.

Notas de Corte do Enem

Todos os dias, o Sisu calcula e reajusta as notas de corte (menor nota para ficar entre os potencialmente selecionados) de cada curso.

Esse cálculo é feito com base no número de vagas disponíveis e nas notas dos candidatos inscritos naquele curso.

Claro que é importante lembrar que, a nota de corte é apenas uma referência para auxiliar o candidato no monitoramento de sua inscrição, não sendo garantia de seleção para a vaga ofertada.

Por isso fique ligado e esforce-se para tirar a maior nota possível e conseguir a vaga desejada.

Critério de Desempate para selecionar

No caso de notas iguais, o desempate entre os candidatos será efetuado segundo análise dos seguintes resultados:

  1. Nota da redação;
  2. Nota da prova de Linguagens, Códigos e Suas Tecnologias;
  3. Nota da prova de Matemática e suas Tecnologias;
  4. Nota da prova de Ciências da Natureza e suas Tecnologias;
  5. Nota da prova de Ciências Humanas e suas Tecnologias.

Dedique-se e garanta a sua vaga no curso ou universidade desejada.

Resultados do Sisu

O resultado com o nome dos selecionados, estará disponível no site do Sisu, nas instituições participantes do programa e ainda é possível conseguir os dados pelo telefone da Central de Atendimento do MEC: 0800-616161.