Conheça as Profissões que menos pagam no Brasil

Se você é jovem ou não, mas pretende entrar na faculdade e começar ou ainda, buscar recolocação na vida profissional, neste artigo vamos dar dicas de quais são as Profissões que menos pagam no Brasil, ou seja, as que possuem menor salário-mínimo mensal.

Dessa forma, você estará preparado para tudo e conseguirá ter certeza sobre qual carreira escolher. Além disso, que tal algumas dicas exclusivas de como conseguir uma renda extra?

Escolha a melhor opção e se jogue de cabeça!

Mapa das profissões: Profissões que menos pagam no Brasil

Se o seu sonho é conseguir logo um emprego ou ficar rico com sua profissão, indicamos estar cientes de que nem tudo é uma maravilha.

SIM! Atualmente, ainda existem Profissões que menos pagam no Brasil, isso ocorre porque algumas carreiras não possuem tanta visibilidade no mercado de trabalho ou que ainda, foram facilmente substituídas por ferramentas automatizadas.

Abaixo, separamos algumas profissões com os piores salários do país. Veja quais são elas e verifique outras possibilidades:

  • Antropologia;
  • Arqueologia;
  • Artes;
  • Música;
  • Design;
  • Filosofia;
  • Teologia;
  • História;
  • Sociologia e formações em áreas que estudam a sociedade e seus conflitos;
  • Literatura;
  • Letras;
  • Algumas áreas da comunicação.

E muitas outras!

Oportunidades no Mercado de Trabalho

Obviamente que, as chances de emprego e o valor dos salários tanto para os jovens recém-formados, com profissionais na faixa dos 22 e 26 anos, quanto para os profissionais já mais experientes, na faixa de 30 e 54 anos são menores e bem pouco procuradas por grandes empresas.

O que dificulta nas oportunidades e crescimento profissional dentro do mercado de trabalho.

Por isso, indicam-se, para essas áreas, como uma possível fonte de renda secundária, ou ainda, praticá-las apenas como um hobbie.

Outras profissões que estão em baixa no mercado brasileiro

Além das profissões que listamos acima, também existem aquelas que até pagam bem, mas que são difíceis de conseguir um emprego na área.

E por isso, estão sendo menos cursadas em faculdades, um reflexo direto das mudanças constantes na economia brasileira.

E, consequentemente, acabam sendo Profissões que menos pagam no Brasil.

Veja quais são elas:

  • Gestão Ambiental;

Essa profissão está em baixa porque o ritmo de novos empreendimentos em Mineração e grandes obras caiu no Brasil.

Além disso, é uma carreira recente, o que impacta diretamente nas contratações, já que os postos de trabalho já foram em grande parte ocupados.

  • Design Web;

Com o desenvolvimento da tecnologia, surgiram ferramentas automatizadas que facilitam a criação e alteração de sites, exigindo menos cada vez menos funcionários nas empresas.

  • Fisioterapia;

Está diminuindo a quantidade de vagas disponíveis no mercado e há um excesso de pessoas já formadas, o que causa um auto índice de desemprego.

  • Turismo;

Os agentes de turismo também estão perdendo espaço para ferramentas automáticas na web, na qual, o próprio cliente seleciona, faz as reservas, emite os bilhetes ou vouchers, e faz o pagamento.

Além disso, ser turismólogo também não oferece grandes oportunidades no mercado, por isso, a maioria migra para os blogs de turismo.

  • Corretor de Imóveis.

Como vimos, as mudanças constantes na economia, contribuem para que cada vez menos pessoas, invistam no meio imobiliário.

Além disso, o mercado está saturado destes profissionais, o que acaba caindo na ladainha de grande desemprego.

Além de todas essas questões que acabamos de conhecer, outro fator de redução de salário-mínimo é a progressiva automação de serviços com uso da Tecnologia da Informação.

Por exemplo, quem faz Administração pensando em ser bancário ou Analista de Investimentos está em baixa, porque muitos destes serviços migraram para a internet, e o cliente ou investidor faz praticamente tudo sozinho.

O que é de fato, uma boa dica para você compartilhar e pensar em investir no segmento da tecnologia.

Mas como toda regra, há exceções

Mas será que realmente não existem profissionais de sucesso nestas Profissões que menos pagam no Brasil e com poucos empregos?

Pois bem, podemos dizer que os baixos salários e a dificuldade de conseguir emprego são reais sim, mas não são uma regra.

Há exceções nas quais devemos nos inspirar, tais como: Salvador Dali e Pablo Picasso que estudaram artes e viraram mestres da pintura contemporânea.

Além disso, antes de desistir das áreas que você tanto gosta como Filosofia, Teologia e História, inspire-se no saudoso Sérgio Cortella que superou expectativas e atualmente, ganha a vida fazendo palestras caríssimas pelo país.

Por isso, seguir carreira em Profissões que menos pagam no Brasil, pode sim ser apenas uma estimativa, então não desamine.

Profissões que menos pagam no Brasil: como receber renda extra?

Muitas pessoas buscam maneiras de complementar a renda, já que muitas profissões não valorizam o profissional contratado.

E saber como ganhar um dinheiro extra – muitas vezes dentro da mesma profissão – pode ser a solução para esse problema.

Sabendo disso, listamos abaixo, algumas dicas de profissões que podem te ajudar a conquistar uma renda extra nos finais de semana ou em qualquer tempo livre. Acompanhe!

  • Trabalhar como motorista de aplicativo;
  • Cuidar ou passear com animais de estimação;
  • Dar aulas particulares;
  • Cozinhar para fora;
  • Revender produtos – principalmente de saúde e cosméticos –;
  • Vendas simples na internet – vender itens usados na internet, também pode ajudar a ter uma grana a mais no fim do mês –;
  • Trabalhos como Freelancer – aqui você consegue maior liberdade para escolher se quer trabalhar na sua área de formação ou não –;
  • Cozinhe para fora.

Dica de bônus: Um item que pode te favorecer como profissional autônomo e até te dar liberdade de ter mais de 1 emprego, é ser MEI e ter um CNPJ.

Se tiver interesse em conhecer mais sobre esta questão, leia aqui no site o texto que fizemos sobre Microempreendedores Individuas (MEI: conheça todos os deveres e atribuições).

Lá falamos sobre absolutamente tudo o que um MEI pode ter: benefícios, quem pode ou não ser MEI, passo a passo para abrir um CNPJ e muito mais!