Como declarar imposto de renda pela internet

O imposto de renda envolve algumas informações específicas e é comum perceber que muitas pessoas não entendem sobre a sua declaração. Inclusive, o IR pode ser declarado pela internet. Portanto, descubra como fazer isso a seguir.

Etapas para a declaração do IR pela internet

Todo o processo para declarar o seu imposto de renda é muito simples, até porque o próprio sistema da Receita Federal disponibiliza opções intuitivas. Entretanto, o preenchimento de dados exige que você tenha um cuidado especial. Caso você erre algum dado importante, isso pode trazer prejuízos no futuro.

Separe todos os documentos que julga necessário

O primeiro passo para declarar o IR é separar todos os documentos que podem ser necessários para esse processo. Como o preenchimento de dados precisa de cautela, você deve ter em mãos todo e qualquer documento que possa facilitar este momento.

Principais documentos utilizados para declarar o IR

Os principais documentos para declarar o IR são:

  • Documentos de identificação pessoa, como CPF e RG;
  • Declaração do IR do ano anterior;
  • Rendimentos;
  • Extrato do INSS;
  • Pagamento de contribuições;
  • Rendimento e comprovante de aluguéis;
  • Comprovante de procedimentos odontológicos e médicos;
  • Gastos com educação;
  • Compra ou vendas de bens; e outros.

Faça o download do programa IRPF

Após estar munido dos documentos necessários, faça o download do programa IRPF, da Receita Federal. Caso você tenha declarado o IR no ano anterior, isso vai tornar mais fácil a declaração deste ano. Afinal, você pode encontrar uma versão digital ou impressa.

Para baixar o programa do IRPF, basta acessar o site da Receita Federal e selecionar “download do programa”. Isso pode ser feito através do seu computador. Aguarde a instalação e o atalho irá aparecer na área de trabalho da sua máquina.

Selecione o tipo da sua declaração

Com o programa baixado, agora basta selecionar o tipo da sua declaração, e neste momento encontramos algumas opções que podem facilitar o preenchimento. Dentre as opções disponíveis, você pode criar uma nova declaração, importar dados antigos ou importar uma declaração que está pré-preenchida.

No primeiro caso, a declaração deve ser feita “do zero”. Já no segundo caso, é possível aproveitar as informações das suas declarações anteriores, podendo atualizar os dados que preferir. Por fim, com a declaração pré-preenchida, você retoma o processo de declaração que começou antes. Isso é possível pois o sistema mantém salvos alguns dados.

Declaração completa ou simplificada

Ao longo do preenchimento, você deve optar pela declaração completa ou simplificada. Inclusive, o programa traz uma sugestão de qual declaração é a mais adequada, ao longo do seu preenchimento. Porém, defina com antecedência o tipo ideal para tornar mais simples a sua declaração do IR.

Por exemplo, a declaração completa é recomendada para aqueles que apresentam diversas despesas. Afinal, você pode ter um desconto maior do IR. Porém, se você não tem nenhum dependente ou muitas despesas, a simplificada é melhor. Nessa situação, o desconto será de 20%.

Preencha todos os campos com cuidado

Agora você deverá preencher os campos com as informações que estão sendo solicitadas. Alguns exemplos são os seus dados pessoais, dependentes, rendimentos, pagamentos e doações.

É de suma importância que você revise todas as informações que foram preenchidas, a fim de evitar erros na declaração. Além disso, é neste momento que você deve informar os seus dados bancários, caso receba a restituição do IR.

É possível retificar a declaração do imposto de renda?

Caso você tenha se equivocado em relação a algum dado ou tenha omitido informações, é possível retificá-los. Para isso, acesse novamente o programa e selecione “declaração retificadora”. Preencha os dados corretos e revise novamente as informações.

Agora que você sabe como ocorre a declaração do imposto de renda pela internet, compartilhe esse conteúdo com um amigo que precisa sanar as suas dúvidas.