Como dar Entrada na Aposentadoria?

Uma questão que preocupa muitos brasileiros há tempos, mas que agora está cada vez mais simples, como dar Entrada na Aposentadoria. Neste artigo separamos um guia rápido e prático para te ajudar a solicitar sua aposentadoria no INSS além de apresentar quais são os principais benefícios oferecidos por ele. Acompanhe!

O que é a Aposentadoria?

Antes de explicar todos os trâmites necessários de como dar Entrada na Aposentadoria, vamos primeiramente, contextualizar sobre o assunto, ok? Então vamos lá!

A Aposentadoria é uma remuneração recebida mensalmente pelo trabalhador aposentado, garantido a todos que completarem os requisitos mínimos determinados por lei – falaremos sobre eles mais abaixo –. Esses requisitos, além de garantir a renda mensal, também contribuem para facilitar identificação em qual tipo de aposentaria você tem direito para dar entrada.

Veja abaixo, os tipos de Aposentadorias diferentes que atendem as necessidades de diversos aposentados pelo Brasil. Confira!

Tipos de Aposentadoria

Atualmente, há 4 tipos de Aposentadoria no Brasil e conforme mencionado acima, cada uma exige particularidades e são direcionadas para um público em específico. Veja quais são elas e qual você tem direito, conforme suas características.

  1. Aposentadoria por Invalidez;

Esta Aposentadoria é paga a contribuintes que apresentam invalidez permanente, ou seja, dano físico causado ou não por atividade laboral.

  • Aposentadoria por Idade;

Essa é uma das Aposentadorias mais comuns atualmente, na qual, exige idade mínima de 65 anos para homens e 62 anos para mulheres.

  • Aposentadoria por Tempo de Contribuição;

Essa é a Aposentadoria mais, que exige um tempo de contribuição mínimo de 15 anos para mulheres e 20 anos para homens.

  • Aposentadorias Especiais.

Essa aposentadoria é um benefício exclusivo para trabalhadores que atuaram por 15, 20 ou 25 anos em ambientes considerados insalubres e com exposição a agentes nocivos à saúde e/ou a integridade física como calor em excesso, produtos químicos, agentes infecciosos, riscos à saúde e à vida no geral.

Quais são os requisitos necessários para dar Entrada na Aposentadoria?

Para ter acesso a sua aposentadoria, primeiramente você precisa ter cumprido todas as exigências necessárias para o tipo de benefício que deseja – mencionadas acima – Além disso, antes de dar Entrada na Aposentadoria, certifique-se de que selecionou a opção correta para evitar problemas futuros, ok?

É importante ressaltar que, com a atualização da Reforma da Previdência, agora a idade mínima para dar Entrada na Aposentadoria é de 65 anos para homens e 62 anos para mulheres – e não mais 60 – e além disso, não é mais possível se aposentar por tempo de contribuição.

Porém, para aqueles que ainda não tenham solicitado o benefício, mas já preencheram os requisitos básicos da lei antiga, fique tranquilo (a), pois seu direito está preservado. Isso significa que os novos padrões da Reforma da Previdência – aprovada em novembro de 2019 – não irá afetá-lo.

Mas, dependendo do seu caso e de qual aposentadoria você quer ou precisa solicitar, provavelmente, deverá apresentar diferentes comprovantes e documentos, além de ser necessário cumprir requisitos específicos.

Aprenda a dar Entrada na Aposentadoria de forma online

Por incrível que pareça, realizar este processo está bem mais simples do que de costume. Antigamente, só era possível fazer a solicitação ao INSS apresentando os documentos indicados na própria agência, porém, atualmente, todo esse processo ficou mais simples, já que agora é possível fazer todo trâmite ao alcance das mãos, de forma online e com apenas um click.

O sistema online começou a ser implementado em 2018, mas só ganhou utilização em massa com o surgimento da pandemia, já que as agências físicas foram obrigas a fechar. Desde então, não há mais a necessidade e nem a obrigatoriedade de ir até as agências do INSS para solicitar a aposentadoria.

Para facilitar ainda mais, o governo criou uma plataforma específica para este tipo de solicitação o “Portal Meu INSS”. Agora para conquistar o que deseja, basta instalar o aplicativo no celular e seguir os passos indicados, ou ainda, se preferir, você pode ligar no telefone 135 para ter auxílio imediato com o aplicativo.

Agora não é mais necessário buscar na internet como dar Entrada na Aposentadoria tudo ficou muito mais simples e fácil, com atendimento realizado sem ter o trabalho e a preocupação de sair de casa, basta apenas logar e ligar!

Documentos necessários para dar Entrada na Aposentadoria

Depois de baixar o aplicativo “Meu INSS”, você precisará apresentar alguns documentos pessoais para dar Entrada na Aposentadoria, tais como:

  • Identificação pessoal (RG, CPF, CNH);
  • Carteira de trabalho;
  • Extrato de contribuição (CNIS);
  • Comprovante de residência;
  • Requerimento por escrito;
  • Comprovantes de atividade especial;
  • Carnês de contribuição.

Para que o processo corra bem, é importante que você selecione as opções corretas e envie toda a documentação necessária.

Porém, se você busca por agilidade no processo, é importante reunir todos os documentos com antecedência e apresentá-los fisicamente nas agências – essa é a forma mais rápida de resolver esta questão –, já que você não vai precisar correr atrás de nada, não é mesmo?

Para quem preferir utilizar o aplicativo para fazer todo o processo, basta tirar uma foto legível dos documentos e enviá-los em formato de imagem ou digitalizada em formato de pdf.

Quem é o INSS?

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). É o órgão que responde, no Brasil, pelos pagamentos das aposentadorias e de todos os benefícios a que seus segurados têm direito, tais como: a licença-maternidade, o auxílio-doença e claro, as aposentadorias.

Quem pode se aposentar pelo INSS no Brasil?

Conheça um pouco dos perfis de pessoas que podem se aposentar pelo INSS:

  • Trabalhadores registrados e autônomos;
  •  Donas de casa
  • estudantes (a partir de 16 anos) podem se aposentar pelo INSS no Brasil.

Para trabalhadores registrados:

Quem tem carteira registrada já é filiado de forma automática à previdência social, sendo que há desconto direto no salário com essa finalidade.

Para autônomos:

Já para quem é autônomo, dona de casa ou estudante deve fazer a sua contribuição e realizar os pagamentos mensais para poder contar com os benefícios. Uma forma de contribuição para o INSS, categoria que contribui automaticamente ao pagar o DAS – Simples Nacional – é a dos microempreendedores individuais (MEIs).