Caixinhas do Nubank: o que você precisa saber

As caixinhas do Nubank foram divulgadas pela instituição financeira logo depois que ela modificou a dinâmica de rendimento do dinheiro guardado. De acordo com o banco digital, a partir de 25 de julho, os novos depósitos só teriam rendimento de 100% do CDI a partir do 31º dia após ser realizado. Ou seja, o rendimento não é mais automático. Com isso, a instituição financeira foi muito criticada por retomar o conceito de caderneta de poupança, cujo rendimento não é nada atrativo.

Segundo a Forbes, a razão desta mudança seria o fato de o Nubank estar “vivendo a dor do crescimento”. Afinal, o banco pioneiro no mercado digital já alcançou mais de 57 milhões de pessoas físicas, o que também aumenta os seus custos financeiros. Interessado em expandir seu portfólio de serviços, o Nubank, logo após alterar essa dinâmica de rentabilidade, anunciou o lançamento das Caixinhas. E é sobre elas que iremos falar hoje!

Em termos práticos: o que são, afinal as Caixinhas do Nubank?

As Caixinhas do Nubank são uma nova forma de guardar dinheiro. Agora, é possível guardar o seu dinheiro em caixinhas específicas, com objetivos específicos. Por exemplo: o próprio Nubank te apresenta 5 opções de Caixinhas. São elas: Reserva de Emergência; Reformar a casa; Focar na carreira; Meu sonho de consumo e Fazer uma Viagem.

Mas, no próprio aplicativo, você pode criar suas caixinhas personalizadas, informando qual o seu objetivo e por quanto tempo pretende “alimentar” a sua caixinha. Ou seja, qual o prazo desta poupança.

Como funciona o rendimento do dinheiro nas Caixinhas do Nubank?

As Caixinhas do Nubank oferecem dois tipos de produtos financeiros que irão intermediar o rendimento do dinheiro guardado. São eles: RDB (Recibo de Depósito Bancário) – que rende 100% do CDI – e o Fundo Nu Reserva Imediata – potencial de render mais que o CDI a longo prazo. A Caixinha de Reserva de Emergência, por exemplo, é regulada pelo RDB e o resgate é imediato. Ou seja, a qualquer momento e em qualquer dia da semana.

Nas demais caixinhas, o RDB tem o resgate diário para pedidos feitos até às 14h (em dias úteis), o que deixará o dinheiro disponível em sua conta após às 18h do mesmo dia em que você realiza o pedido. Neste caso específico, se você fizer o pedido depois das 14h (ou em finais de semana e feriados), o dinheiro ficará disponível em sua conta no primeiro dia útil seguinte.

Como saber qual o melhor produto financeiro para regular meu rendimento?

Ao definir o seu objeto e estabelecer o seu prazo mínimo de poupança, o próprio Nubank irá te indicar o melhor produto financeiro para lidar com a sua rentabilidade.

É possível resgatar o dinheiro mesmo antes de chegar ao objetivo?

Ao colocar o dinheiro na Caixinha, o Nubank pergunta te dá opções de prazos, que podem ser de 3 meses, 1 ano, 1 ano e meio ou mesmo sem prazo. Afinal, como se trata de uma forma personalizada de guardar dinheiro, tudo depende do seu objetivo. Assim, é possível resgatá-lo mesmo antes de atingir o seu objetivo. Certifique-se, apenas, quanto às regras de investimento das Caixinhas.

As Caixinhas do Nubank estão disponíveis para todos os clientes?

Ainda não! As Caixinhas já chegaram para alguns clientes, mas somente chegará para todos em setembro, segundo a previsão do banco.

E aí, curtiu a novidade das Caixinhas do Nubank? Conte-nos sua opinião!