Bancos virtuais: o que você precisa saber para começar a usar

Os bancos virtuais já eram tendência no setor bancário mesmo antes do período pandêmico. Agora, então, que o mundo conheceu as vantagens do universo virtual, os bancos digitais ganham cada vez mais adeptos e agradecem oferecendo serviços ainda melhores.

Assim, se você está pensando em fazer parte dessa turma, veja neste post o que você precisa saber sobre os bancos virtuais!

1. O que é um banco virtual?

O conceito de banco virtual é autoexplicativo. Sim, trata-se de um banco digital, 100% online, oferecendo seus serviços de forma completamente remota. Logo, não oferece atendimento presencial. Tudo é online. Ou seja, sem filas, sem catracas, sem precisar nem sair de casa!

2. Os bancos virtuais são seguros?

Esta pergunta é muito comum para a população que, em geral, passou anos acostumada ao atendimento presencial e que, por isso, ainda hoje prefere o “cara a cara” com os funcionários do banco onde têm conta, a fim de se sentir mais segura.

Mas, em termos de segurança, os bancos virtuais e os bancos físicos/tradicionais não têm muita diferença. Isso porque ambos são regulamentados pelo Banco Central do Brasil, o que implica a proteção das contas pelo Fundo Garantidor de Crédito (FGC).

Logo, se você já teve receio de abrir sua conta em um banco digital por medo de perder o seu dinheiro, saiba que o seu crédito está tão seguro nos bancos virtuais quanto está nos bancos tradicionais.

3. Principais serviços oferecidos pelos bancos virtuais:

Os bancos virtuais prestam, praticamente, os mesmos serviços dos bancos tradicionais. Logo, você tem a possibilidade de abrir uma conta corrente digital sem tarifa; obter um cartão de crédito (em diversos casos, sem anuidade); realizar investimentos financeiros; obter seguros, empréstimos, etc. Só que tudo isso na tela do seu celular!

4. Veja os 3 principais bancos virtuais

Nubank

Trata-se de uma das melhores opções de bancos digitais. Principalmente, para quem valoriza agilidade no atendimento e a interface dos aplicativos de conta virtual. Isso porque o Nubank oferece um aplicativo com interface intuitiva e de atualização super rápida.

Assim, ao receber transferências, pix e pagamentos, o Nubank manda notificações automáticas, deixando você por dentro da sua conta em tempo real.

C6 Bank

O C6 Bank oferece diversas opções de serviços. Não possui a mesma agilidade no atendimento e o seu aplicativo também não tem uma interface tão intuitiva e de tão rápida atualização. Entretanto, o C6 Bank possui como uma de suas grandes vantagens o programa Átomos, sistema de pontos que conta com parcerias com outros programas, como a TudoAzul, Smiles, Latam Pass e Livelo.

Mercado Pago

O Mercado Pago oferece, basicamente, os mesmos serviços, mas vai além no oferecimento de maquininha de cartão para lojistas. Ou seja, além de todos os serviços básicos – como contas, pagamentos e empréstimos – serem digitais, também é virtual o acompanhamento dos valores que entram por meio do pagamento na maquininha de cartão.

5. Qual o melhor banco para você?

Isso apenas você poderá responder. Afinal, apesar de muito parecidos nos serviços que oferecem, estes bancos digitais têm peculiaridades e estão sempre buscando oferecer as melhores vantagens, a fim de conquistar e manter o cliente.

Portanto, para te ajudar a escolher, estabeleça como critérios, por exemplo: o atendimento; formas de pagamento; as funcionalidades do aplicativo (como interface e atualização) e as parcerias e serviços que eles oferecem de forma adicional.

E aí, já conhecia essas curiosidades sobre os bancos virtuais? Já escolheu o seu? Então, conte-nos!