Armadilhas do cartão de crédito

Atualmente, com tantos incentivos ao consumo, ficamos ainda mais sujeitos às armadilhas do cartão de crédito, não é mesmo? Afinal, hoje em dia, qualquer um tem acesso ao crédito, mas nem todos sabem, exatamente como usá-lo. Se você é uma dessas pessoas, confira neste post as 3 principais armadilhas do cartão de crédito e como evita-las!

3 principais armadilhas do cartão de crédito

1. Pagar fatura após o vencimento

Pagar a fatura após o seu vencimento pode gerar uma dor de cabeça tremenda para o usuário. Isso porque os valores por multa e juros são exorbitantes, muitas vezes, podendo chegar a 2% de multa por dia de atraso e juros que chegam a 15%, em determinados bancos.

Além disso, é preciso lembrar que os bancos credores têm a prerrogativa de negativar o seu nome após 45 dias do atraso, junto aos órgãos de proteção ao crédito. Portanto, pense bem antes de assumir parcelas altas em seu cartão. Saiba sempre, exatamente, com quanto você pode arcar!

2. Parcelar a fatura do cartão de crédito sem necessidade

Parcelar a fatura do cartão de crédito é sempre uma opção para se livrar dos juros e da multa por atraso. Mas esta também pode ser uma das maiores armadilhas do cartão de crédito. Veja por que: ao optar pelo parcelamento de uma fatura, você está optando pelo pagamento a maior do valor de sua fatura. Ou seja, diminuindo o valor da parcela, mas aumentando o montante pago.  

Este valor parcelado irá para suas faturas do futuro. Assim, se você parcelar a fatura de julho em quatro vezes, por exemplo, o valor parcelado virá distribuído nas faturas de agosto, setembro e outubro. E qual pode ser o problema disso? O problema é que, como se trata de um parcelamento, você irá pagar de forma mais folgada, mas o valor será maior que o original. Este valor é um em cada banco.

Com isso, ao invés de aumentar o controle do uso do cartão, você poderá perdê-lo ainda mais, empurrando dívidas e assumindo obrigações de longo prazo.  Portanto, saiba quando é, realmente, conveniente optar pelo parcelamento. Conheça as condições do seu banco!

3. Corrida obsessiva por milhas e pontos

Praticamente todas as instituições bancárias oferecem diversos benefícios relacionados ao acúmulo de milhas e pontos. Mas quando que a corrida por milhas e pontos pode se tornar uma das armadilhas do cartão de crédito? Quando você se vê optando pelo crédito apenas para juntar pontos e milhas; quando você tem mais de um cartão de crédito apenas para aumentar o acúmulo de pontos e milhas; quando você tem que gastar para poder usar esses pontos e milhas, etc.

Ou seja, esta obsessão por milhas e pontos é uma armadilha quando te fazer ter um consumo desnecessário, estimulando aquisições de que você sequer precisa tão somente pela compensação do acúmulo de pontos. Portanto, tenha controle e saiba exatamente quando você gasta porque quer e precisa; e quando você gasta por hábito.

Como evitar cair nessas armadilhas do cartão de crédito?

As principais armadilhas do cartão de crédito estão relacionadas à falta de controle financeiro. Por isso, a única forma efetiva de evitar cair nas tentações do uso do crédito é tendo organização financeira, pois somente assim se pode ter algum controle sobre as finanças.

Para isso, você pode contar com aplicativos de controle financeiro, como Mobills, Organizze e Minhas economias, por exemplo. Seja como for, não abra mão da organização das suas finanças, a fim de não cair nessas e outras armadilhas do cartão de crédito.

E você, já caiu em algumas dessas armadilhas do cartão de crédito? Então, conte-nos!